EVENTOS

"Envelhecimento ativo: transição trabalho/reforma"

2022-03-17

O envelhecimento é um processo que decorre ao longo da vida: a velhice deve ser preparada ao longo de todas as etapas da vida e as pessoas devem ser ativas neste processo.  

O envelhecimento “ativo” consiste em otimizar as oportunidades de saúde, participação e segurança no intuito de promover a qualidade de vida enquanto as pessoas envelhecem.

Nesta perspetiva, considera-se que não deve haver uma separação rígida entre as atividades desenvolvidas na infância, na idade adulta e na velhice.

Por outras palavras, rejeita-se a visão tradicional segundo a qual a aprendizagem é a ocupação das crianças e dos jovens, o trabalho a ocupação dos adultos e a reforma a ocupação dos idosos.

Nesse sentido, a passagem à reforma é mais um momento que envolve mudanças e transições em vários aspetos da vida, exigindo que cada indivíduo tenha um envolvimento ativo na procura de uma adaptação bem-sucedida.

Para melhor perceber e ultrapassar os desafios que se colocam na transição trabalho-reforma, a ATRPT vai promover uma sessão de apresentação e debate sobre o tema.

A Sessão será apresentada pela Drª Sónia Dantas (psicóloga que nos presta um importante apoio no nosso Lar, nomeadamente aos utentes e funcionárias.)

Sessão Envelhecimento ativo: “Transição trabalho/reforma”

na Sede da ATRPT, Rua do Almada 161 no Porto,

dia 22 de março de 2022, às 17H00.

Traz as tuas dúvidas e comparece!

 

 

 

 


" "