ASSOCIAÇÃO
"A aldeia das almas desaparecidas", de Richard Zimler
A leitura da obra “A aldeia das almas desaparecidas”, de Richard Zimler, no Clube de Leitura da ATRPT, levou-os a organizar uma visita à Sinagoga do Porto e ao Museu Judaico, atividade que foi partilhada com o Clube de Fotografia.
Esta é a maior Sinagoga da Península Ibérica, construída num estilo arquitetónico sóbrio , “art-déco, tendo sido inaugurada em 1938.
A visita guiada foi muito apreciada pelos participantes, pela qualidade da informação prestada. Aprendemos, por exemplo, que as características “tripeiras” de grande independência face ao poder central e de grande solidariedade entre os habitantes da cidade, nunca permitiram que a Inquisição atuasse no Porto, como atuou noutras cidades do País: aqui foram consumados “apenas” dois Autos de Fé, por contraste com as largas centenas que aconteceram em Coimbra, Lisboa e Évora, por exemplo.
Numa época em que cada vez se torna mais importante conhecer “o outro” e não recear a diferença, os livros abrem-nos portas para fazermos esse caminho